OUVIDOR GERAL 26-06-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 26-06-2023 – Geraldo Câmara

                                        A ESCOLA DO MEU TEMPO

                                                              (do meu livro Satiricrônicas)

             Antigamente a escola era risonha e franca. Professores exigentes, diretores competentes, instrutores excelentes. E a gente na escola dando tratos a cachola pra saber as teorias, decifrar os teoremas, saber quem foi Galileu, solucionar os problemas, falar sobre o Coliseu, estudar o esqueleto, a literatura lusa, conhecer a hipotenusa, o quadrado do cateto…Era espeto! Prova mensal, parcial, prova oral, média final. “Tô com 3 em matemática, afundei minha global” Passou, meu filho? Ainda não, deu bobeira. Fiquei pra segunda época e talvez vá à terceira. Fração, função, confusão, Euclides, Newton, Pitágoras, Xís é igual a não sei que, veja você se eu posso? Tem círculo, semicírculo, diagonal e tangente. Meu Deus, como é que tem gente que sabe todo esse troço? Eu vou ser advogado e não posso ir ao pau por errar na equação do primeiro ou qualquer grau! Minha forra é o Joaquim que, eu sei, vai ser engenheiro, mas levou bomba em latim porque errou no ablativo fazendo a declinação. Oh, aquele tempo de prisão… O tempo do cativeiro…Aprende, estuda, não sabe, na cabeça já não cabe tanta coisa, tanto nome. E o cérebro até ardia na confusão do pronome com conjunção, contração. E depois, na Geografia, aumentava o carnaval. Aquela tal capital o nome é Sófia ou Sofia? E eu sofria e tu sofrias, qual de vocês não sofria guardando nomes e datas? O Dia do Descobrimento, o Dia da Proclamação, o Dia do Livramento, Data da Abolição, Revolução Francesa, Invasão Holandesa, Dom Pedro e a Marquesa, capital da Bulgária, crise operária, capitania hereditária, Império Romano, Deocleciano, Maximiliano…

Ai! Antigamente a escola era risonha e franca. Francamente, minha gente, tudo isto que eu falei foi pura tapeação. Na escola, eu comi merenda. Estudar…não estudei não!

DESTACÔMETRO

            O destaque vai para o vice-governador Ronaldo Lessa que, esta semana inteira fica no cargo de governador de Alagoas, em virtude de viagem internacional do titular Paulo Dantas. Será uma semana para trabalhar e matar saudades.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E o Tribunal de Contas fez sucesso em Cuiabá quando do 2º LAB de Boas Práticas. Eu ia ser o palestrante sobre a TV Cidadã, mas por motivo de saúde não pude ir. A tese foi brilhantemente defendida por Valtenor Leôncio, meu adjunto e pelo vice-presidente do TCE Otávio Lessa.

Impressionante a irresponsabilidade da empresa proprietária do submarino ou submersível que ficou no fundo do oceano por uma simples aventura de bilionários. É óbvio, com os relatos, que eles não estavam preparados para tal missão.

Se os materiais empregados na estrutura da embarcação não eram adequados, por que insistir em tal missão? Arrojo, coragem. Demonstração de força, o que foi? Difícil falar para quem está de fora, mas é o que se está dizendo.

Sinceramente, sem nenhum tipo de política, de adesão ou o que seja, mas foi fantástico o discurso de Lula, de improviso, na França, ao lado de grandes líderes e expondo a questão do meio ambiente com segurança e conhecimento de causa.

Sempre digo, que não interessam partidos quando se trata de Brasil. O presidente precisa ser alvo de críticas construtivas e sinceras quando as merece. Acho, que mostrou-se um grande estadista naquele momento.

O município de Penedo, localizado ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco, foi a cidade escolhida pelo Governo Federal para representar o Brasil na categoria “Cinema” na seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

A Prefeitura de Pilar segue acolhendo quem tem a maior laguna do estado de Alagoas como fonte de sustento. Esta semana, o prefeito Renato Filho confirmou que o Município vai quitar as pendências de todos os pescadores junto à Colônia Z-8.

Que, aliás também terá o prédio-sede restaurado por completo, garantindo, assim, mais conforto e comodidade aos trabalhadores associados. O investimento da Prefeitura totaliza R$ 169 mil e beneficia 540 associados.

O outro Lessa, o Otávio (foto), agora também Grão Mestre da Maçonaria em Alagoas participou, último sábado da Assembleia Geral Eleitoral do Grande Oriente do Brasil em Brasília. Absolutamente lotada. Parabéns, Otávio!

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o meu filho Fred (um dentre muitos) e a esposa Cléo, ele mídia da Ampla Publicidade no Recife e presidente do Clube de Mídia de Pernambuco. Ela, condutora de um Blog espetacular sobre organização.   

Deixe um comentário