Ouvidor Geral 05-06-2023

“Ouvidor Geral” pars o jornal Primeira Edição de 05-06-2023 – Geraldo Câmara

                    POLÍTICA PÚBLICO PRIVADA. SAÍDA PARA EDUCAÇÃO?

               A educação, única maneira de melhorar os índices de criminalidade de um estado ou de um país, passa pela responsabilidade social dos governos e da sociedade. Passa pela parceria objetiva e realista do capital governista e do capital privado desde que haja motivação para tirar as crianças e os jovens das ruas dando a eles um sistema de dois turnos e de participação da família. Enxergamos um grande projeto educacional onde as escolas-modelo de dois turnos com educação total, incluindo a capacitação social, possam ser materializados através da parceria público privada. A criação de empresas madrinhas para uma ou mais escolas, visando construção e manutenção, mediante incentivo fiscal ofertado pelos governos federal, estadual e municipal. Um verdadeiro mutirão que ainda contemplaria o “Plano de Ascensão Salarial” para professores e todos quantos tenham envolvimento com a educação. É preciso pensar, planejar e executar. É preciso entender que, se não for possível uma enorme ação conjunta, o Brasil continuará assistindo tragicamente o surgimento de novos criminosos que, na verdade, poderiam ser os grandes dirigentes do amanhã. Não queremos dar aula, mas, simplesmente, convocar a todos para uma reflexão.

DESTACÔMETRO

               O destaque vai para o meu amigo e procurador geral do Tribunal de Contas, Marcelo Teixeira. Além de ser rico em cultura esbanja sua verve com a mistura de eloquência e bom humor. Quem o conhece fica seu fã.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Do dia 20 ao dia 23 deste mês estaremos em Cuiabá em um congresso que vai apresentar as “boas práticas” dos tribunais de contas do país. Do TCE AL foram escolhidas duas: “Sede de beber” e “TV Cidadã”. Estarei lá com a “prática” da TV.

É bom que os inveterados fumantes de cigarros químicos, mais esta loucura inventada pelo homem fiquem atentos para o mal que está sendo considerado infinitamente maior do que o causado pelo cigarro comum. Um ruim. Imagine dois.

Vi o prefeito falando sobre mobilidade urbana e, dentre os projetos está o da instalação do BRT na área da Fernandes Lima. Em muitos lugares tem funcionado muito bem. Colocar é uma coisa, mas planejar a mobilidade é outra. Veja lá!

Em breve estará sendo inaugurado o Centro de Memória do Tribunal de Contas de Alagoas. Quem, no momento hábil for visitar vai ficar embevecido com a tecnologia e a criatividade empregadas. Depois aviso quando pode ser visitado.

O acumulado de chuvas durante o mês de maio foi incrível em todo o território alagoano provocando uma série de contratempos para gente de todos os cantos. Sei que é difícil, mas é preciso que se escute a defesa civil para não aumentarem as tragédias.

As inscrições para o Enem começam hoje, segunda-feira (5). Interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.

A indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente Lula para o STF foi bem recebida pelos ministros da Corte. Em mensagem à CartaCapital, o ex-ministro Ricardo Lewandowski disse que Zanin será “um magistrado competente e imparcial”.

E o São João começa em todo o país, mas principalmente no nordeste brasileiro quye vibra com a festa. Único senão é a mudança das músicas misturando tudo e tirando aquele espírito imortalizado do baião, do forró e outros ritmos nordestinos. 

Otávio Tavares (foto) é o presidente da ADEAL, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas. Trabalho imenso no momento com o incentivo à vacinação contra a Peste Suína. A contra aftosa do gado foi de primeira ordem.

ABRAÇOS IMPRESSOS               

Reinaldo Almeida, o delegado da Receita Federal, fez um incrível trabalho para a declaração do imposto de renda deste ano e ainda por cima conseguiu motivar os contribuintes para entrarem no projeto

Deixe um comentário