Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 15-03-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 15-03-2021 – Geraldo Câmara

NINGUÉM SABE O DIA DE AMANHÃ

             Não quero falar de política ou de políticos, até porque preciso de isenção para poder contribuir para a análise que meus leitores porventura façam baseados em meus escritos. Por isso preciso e serei factual nessa questão em que o Ministro Luiz Fachin derrubou todas as condenações dadas ao ex-presidente Lula pela Operação Lava Jato em Curitiba. Com isto, Lula volta a ser elegível e, portanto, um candidato vivo e atuante para 2022, caso não aconteçam outros fatos que o levem a ser condenado pela justiça federal do Distrito Federal. Mas o fato está em que, feliz ou infelizmente, vamos recrudescer uma guerra de grandes facções políticas com bolsonaristas de um lado e lulistas de outro sem que, até o momento surjam outros nomes para participarem real e ativamente dessa batalha campal. Não conheço sucesso em disputas radicais e essa será uma delas salvo fato ou fatos novos que venham a mudar o aspecto bélico da contenda. E, salvo engano, se radicalizada entre os dois personagens a história talvez seja contada  com muitos furos que façam com que a realidade seja face oculta daqui para 2022. Candidatos que estavam começando a surgir como “tertius” para o equilíbrio das eleições já devem se considerar afastados sob pena de perderem vínculos importantes em suas vidas, como seria o caso do apresentador Luciano Huck. Dito isto, vamos aguardando os acontecimentos e vendo como irão se mexer as pedras desse fantástico xadrez.  

DESTACÔMETRO

             O destaque da semana vai para a amiga e companheira de trabalho, Salete Tavares que dirige o Cerimonial do TCE-AL e foi a grande aniversariante de ontem, domingo, 14 de março. Parabéns por sua presença, amizade e solidariedade para com os que com ela convivem.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O governador Renan filho, com toda a cautela que lhe é peculiar, baseados em dados que lhe são ofertados por suas assessorias em diversas áreas acho por bem lançar um pacote de medidas econômicas para ajudar o setor produtivo.

E, sem dúvida há que se tirar o chapéu para o setor turístico que através dos seus representantes moveu céus e terras para que o decreta fosse viabilizado conseguindo uma grande vitória já que o setor está muito prejudicado.

Para não entrar em muitos detalhes até porque o assunto foi bastante divulgado pela imprensa de um modo geral, apenas queremos rreafirmar o compromisso do governador e do prefeito com a economia, mas em primeiro lugar com a saúde.

Por isso, talvez, ao invés de um “lockdown”, nem tanto ao mar nem tanto à terra, Renan Filho também publicou as medidas restritivas que possam minimizar o avanço desse terrível vírus já ampliado de forma catastrófica.

Temos que reconhecer que a equipe do governo é profundamente entrosada e secretários tanto de saúde como de turismo e outras áreas trabalham em conjunto buscando um resultado que seja bom para a população.

E, mais uma vez reitero que o trabalho de Renan Filho quando resolveu no princípio de sua administração investir em saúde, na construção de hospitais foi abençoado por Deus quase que como uma premonição.

Levar atendimento de saúde às aldeias da Amazônia não é uma tarefa fácil para os profissionais de saúde dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas que compõem a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

As comunidades indígenas estão entre florestas, às margens dos rios e igarapés e em cima de serras ou em vales cujo acesso mobiliza uma grande logística de pessoal e transportes aéreo, fluvial e terrestre.

Os profissionais de saúde utilizam vários modais para chegar às aldeias. No fim do percurso, é sempre preciso caminhar pelas matas, carregando uma caixa com vacinas contra a Covid-19 e formulários de atendimento. Tiro o chapéu!

Carlito Lima (foto), o Velho Capita tão lido e tão festejado continua ativo escrevendo suas crônicas, seus romances e com toda a sua verve convivendo conosco que tanto o admiramos.

ABRAÇOS IMPRESSOS

             Os abraços impressos vão para Fabiana Toledo, a ex-presidente do IPREV Maceió onde fez uma bela administração e agora fazendo “lives” e proferindo palestras sobre o tema “Transformação Digital e o Serviço Público”. Parabéns, Fabiana!

Categorias

OUVIDOR GERAL

Um comentário em “Ouvidor Geral 15-03-2021 Deixe um comentário

  1. Obrigado pelos comentários meu querido Geraldo. Estou com saudade de uma papo nas suas inteligentes entrevistas. Triste pela morte de nosso amigo Mozart.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s