Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 08-06-2020

DEPOIS DA TEMPESTADE O BRASIL

            Conhecer o Brasil antes de se espraiar pelo mundo, sem dúvida deve ser o melhor conselho que se possa dar ao turista que, após pandemia, deseja aprontar as malas e sair por aí. O dinheiro é nosso e é o que temos sem precisarmos de câmbios, flutuações de moedas e outras coisas mais. E o país é uma maravilha distribuída em milhões de metros quadrados que podem dar oportunidade em todas as áreas da diversão e do conhecimento seja por sua enorme quantidade de arte popular e convencional, seja pelas belezas naturais que se dividem entre praias paradisíacas, pantanais, serras, cachoeiras e cascatas surpreendentes, além de cidades modernas e tecnologicamente apreciáveis. O Brasil é uma verdadeira enciclopédia mesclada por uma miscigenação fantástica mostrando culturas que vão dos índios aos negros, à enormes  concentrações de todas as nacionalidades; imigrantes incríveis que trouxeram pedaços de seus países e de seus costumes para aqui e nos ensinam até hoje parte de suas culturas e de suas raízes absolutamente entranhadas e mescladas com a maior parte dos brasileiros.Talvez seja este o país mais miscigenado do mundo e uma das maiores oportunidades de se conhecer todas as vidas e todos os climas da terra. Por isso, sempre digo, eu que muito andei pelo mundo, muito andei por este outro mundo que é o Brasil. Aproveite-o. Do calor intenso ao cortante frio; da seca à neve; das praias aos pântanos.  O Brasil é nosso! E depois da tempestade sempre virá a bonança de nosso imenso país.

DESTACÔMETRO

Marcos Rodrigues, o Tchola dá show diariamente em seus programas de rádio. Tem uma verve bastante interessante, um vozeirão, inteligência para os comentários e por essa e outras coisas é o nosso destaque de hoje.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O caso do menino que caiu do 9º andar depois que a patroa de sua mãe deixou que ele subisse em um elevador está sendo alvo de muitas especulações para saber se a mulher teve ou não culpa na tragédia. Descuido ou fatalidade. Crime?

Os manifestos anti-racistas nos Estados Unidos em função da morte do homem negro pelas mãos, digo pelos pés do estúpido policial remetem ao assassinato de Luther King. Já acontecem há dez dias e prometem desdobramentos.

Tem chovido bastante em Maceió. Até com alguns temporais e com direito a raios e trovoadas. Mas muita gente está tão trancada que só percebe quando o trovão é muito forte .

Falar em trancado quem não está usando o carro que fica parado na garagem não esqueça de ligar de três em três dias, de 10 a 15 minutos. Ele precisa ter o motor aquecido. Outro problema é a gasolina que os entendidos dizem que estraga. Será?

O prédio do Tribunal de Contas de Alagoas acaba de instalar em seu telhado 79 placas arco-voltáicas – energia solar – que vão contribuir para uma enorme economia para aquela instituição. Sem custo por conta de convênio.

Sinceramente, acho completamente prematura a idéia de se promover as aberturas sociais, ainda que moderadamente. Os maiores especialistas dizem que o Brasil está em curva ascendente e longe de atingir o pico. E aí? Abrir?

O pior desses momentos que estamos vivendo são as diferentes opiniões de gente que sabe, de gente que como eu, não entende nada de endemias, pandemias e outras coisas mais. No entanto, sabendo ouvir e tendo bom senso até podemos opinar.

Temos que tirar o chapéu para o governo Renan Filho que, com sua eficiente equipe tem tido um comportamento exemplar na administração dessa enorme crise sanitária que nos abala a todos. O respeito à vida tem sido a tônica por aqui.

É incrível como o planeta rapidamente está mudando em termos de poluição, por exemplo. Com a paralisação da frota aérea, com a diminuição de carros na rua, a redução de carbono na atmosfera está sendo drástica.

Ronaldo Cunha Lima (foto) foi governador da Paraíba. Uma grande figura, um poeta excepcional e um dos melhores humores que conheci na política brasileira. Matando saudades (in memorian) o coloquei no Bartpapo último sábado em entrevista num Bartpapo comigo em 1993.

ABRAÇOS IMPRESSOS

                 Celso Ribas Jr. Celsinho. Esse cara é uma pândega! Um bom humor constante, uma inteligência ímpar e agora, dentre outros afazeres está mandando muito bem no seu canal do YouTube “Garagem do Coyothe”. Um abração, amigo!

Categorias

OUVIDOR GERAL

Um comentário em “Ouvidor Geral 08-06-2020 Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s