Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 04-05-2020

CEM ANOS DEPOIS

“Abrigados em trincheiras, os soldados enfrentavam, além de um inimigo sem rosto, chuvas, lama, piolhos e ratos. Eram vitimados por doenças como a tifo e a febre quintana, quando não caíam mortos por tiros e gases venenosos. Parece bem ruim, não é mesmo? Era. Mas a situação naquela Europa transformada em campo de batalha da Primeira Grande Guerra Mundial pioraria ainda mais em 1918. Tropas inteiras griparam-se, mas as dores de cabeça, a febre e a falta de ar eram muito. graves e, em poucos dias, o doente morria incapaz de respirar e com o pulmões cheios de líquido”

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz.

Pois bem! Hoje só não temos a guerra, mas o relato da terrível “gripe espanhola” nos dá bem a noção do que estamos passando, do perigo que nos ronda ainda que sabendo que estamos cem anos à frente e que toda uma tecnologia da saúde pode nos ajudar. Só que as estatísticas demonstram que os sistemas vão falir e não vão agüentar. Única solução realmente é o isolamento social, coisa que, em plena guerra em 1918 não se podia fazer. Sou absolutamente a favor do “fique em casa”, pelo menos estaremos contribuindo para barrar o avanço deste terrível vírus.

DESTACÔMETRO

RUI PALMEIRA

O destaque vai para o prefeito Rui Palmeira, agora afinado com o governo do estado e buscando soluções para que Maceió não entre em colapso no seu sistema de saúde. Tarefa hercúlea!

PÍLULAS DO OUVIDOR

E as brigas continuam. Os que acham que são os “reis da cocada preta” querem brigar até com cientistas, com gente renomada que está vendo o que pode acontecer com as vítimas dessa terrível doença.

O novo Ministro da Justiça que tem um assustador olhar vampiresco ainda não disse para o que veio. Aliás, ele ainda não disse nada a não ser de que está examinando os dados e vendo onde a coisa vai dar. Observando. Nós também.

Enquanto o Mandetta deixava a sociedade a par de todos os passos oficiais e não oficiais, esclarecedores quando ao andamento da questão, o cidadão que foi pinçado para ser ministro nos deixa inteiramente ignorantes.

A sorte ainda é que temos jornais e telejornais que pesquisam mundialmente, que vão atrás dos dados, que nos informam também que a coisa está ficando feia, mas o governo diz muito pouco a não ser das brigas presidenciais.

O fato e esse é inegável é que o “coronavírus” avança célere, infecta mais gente a cada dia e provoca mortes em cima de mortes provocando o colapso também do sistema funerário que não esperava pro tal tragédia.

Em Alagoas, a cúpula do governo foi infectada. Seus principais membros estão com positivo para Covid19, mostrando que todos temos que ter cuidados e que esse danado atinge a todos nós de maniera bsolutamente indiscriminada.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou o Plano Nacional de Contingência para o cuidado às Pessoas Idosas em Situação de Extrema Vulnerabilidade Social. Bom! Mas será?

E o Senador Rodrigo Cunha disse: “Uma das contribuições que o Legislativo pode dar neste momento de pandemia é aprimorar os instrumentos de fiscalização e governança dos gastos públicos direcionados ao enfrentamento da emergência sanitária gerada pelo coronavírus”. Assim esperamos.

GEORGE SANTORO

Já vamos para o quinto Bartpapo diretamente de casa e usando os sistemas “on line” para que os nossos convidados também sem sair de casa estejam conosco. Na foto, a presença esclarecedora de George Santoro, o Secretário da Fazenda de AL.

ABRAÇOS IMPRESSOS

EMANUEL COSTA

Quem pensava que a Lei Seca ia parar porque o movimento de carros diminuiu e as ruas eram para quem quisesse, inclusive para os alcoolizados, se deu mal. Quem sabe e recebe nossos abraços é o seu Coordenador, Emanuel Costa.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s