Coluna BARTPAPO 31-01-2020

Coluna “BARTPAPO com Geraldo Câmara”  – Tribuna Independente- 31-01-2020

                DE BRAÇOS ABERTOS, É?

O ministro Paulo Guedes declarou em uma entrevista na Índia que o Brasil estava pronto para receber o Corona Vírus. Deus me livre! Queremos esse tal vírus bem longe daqui, mas de toda forma a frase do ministro foi apenas infeliz. Sabemos o que ele quis dizer e na verdade tentou acalmar os ânimos dos brasileiros quanto aos perigos dessa nova doença, praga,  lá o que seja que já está grassando por 14 países e que já tem um caso suspeito aqui no Brasil. Mas a verdade também é que a frase de efeito de Guedes perde todo o sentido na medida em que sabemos que o Brasil não está preparado para essa possível chegada porque – nem precisamos ir muito longe – não estamos prontos nem para fazer frente aos menores e usuais problemas de saúde que estão por aqui.

Postos de saúde sem médicos para atendimento, escassez de remédios de todas as qualidades, judicialização da medicina por todos os cantos para que alguns brasileiros possam ser atendidos com remédios e doenças já conhecidas por todos nós. Um Sistema Único de Saúde que realmente dever ser único na ineficiência, na má administração de seus atendimentos, em tudo!

Então vem a pergunta que não quer calar: Se não estamos preparados para receber doentes de doenças as mais simples por aqui, como vamos estar prontos para enfrentar uma ilustre desconhecida que teima em sair de seu país de origem, a China, espalhando-se maleficamente pelo mundo afora?

Senhor ministro, o brasileiro não pode ser tão ingênuo assim a ponto de acreditar em suas “inocentes” palavras. Ou então, faça o seguinte: chegue de viagem, analise tudo, veja quais são os planos do Ministério da Saúde, se é que existem e faça uma exposição factível e sobretudo verdadeira para que o povo possa acreditar que realmente o país sabe o que faz e está decidido a combater o tal coroado vírus se por aqui ele aparecer.

O fato é que estamos cansados de ouvir palavras vãs quando o leite já está derramado. Precisamos de verdades constatadas em cima dos fatos. O fato existe? O perigo é iminente? Então mostre as armas, os métodos, as táticas, as estratégias da guerra antes que ela comece. E esperando que ela nem comece. Principalmente com um inimigo tão oculto.

ALERTAS DO DIA

  • Cuidado com o que se ouve na televisão. Às vezes os absurdos estão escondidos nas pequenas diferenças que existem na língua-mãe. Um apresentador disse que o perigo do Corona Vírus era “eminente” e não “iminente”. Isso é que é um vírus santificado!
  • O da Cultura dançou! O segundinho da Casa Civil dançou também! Se formos contar o número de auxiliares do governo Bolsonaro que já dançaram o Faustão vai poder fazer uma Dança dos Famosos para lá de diferente!
  • Para quem não conhece as atribuições do Tribunal de Contas olha aí a prefeitura de Maceió que vai ter que pagar os subsídios que deve à Veleiro. A decisão, a princípio monocrática do Conselheiro Rodrigo Cavalcante foi ratificada pelo plenário daquela instituição na última terça-feira.
  • Alerta pessoal: o nosso livro “Pare pra Pensar” estará nas livrarias da cidade e algumas bancas em breve e também será ofertado pela internet. Aguardem notícias. Até porque o inusitado do livro é o fato de ser o primeiro interativo.

PARE PRA PENSAR

Não se compare com ninguém. Compare os outros a você e veja onde melhorar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s