Ouvidor Geral 09-09-2019

                                         O BRASIL AINDA É RESPEITADO

E esperemos que continue assim. Durante a realização do 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado nas dependências da Universidade Federal do Pará pudemos verificar isto nas mais diversas palestras que aconteceram com professores de diversos países da América do Sul. A visão de Brasil ainda é das melhores, mas no entanto há que se verificar que, em discussão sobre o papel do jornalismo na defesa de interesses democráticos ainda se imagina que a imprensa não pode realizar o seu verdadeiro papel com independência porque os jornalistas, de um modo geral, não são independentes, uma vez que na totalidade pertencem a grupos econômicos e ou políticos que ditam as normas conforme seus interesses. E foi, exatamente neste ponto que os estrangeiros começaram a valorizar o crescimento das Redes Sociais, dos jornais internéticos e das possibilidades independentes desses meios, quase que mostrando uma revolução dos e nos sistemas jornalísticos. Um dos exemplos foi dado por um professor espanhol que citou o jornal web El Confidencial como trator de uma independência a ser seguida por todo o mundo. A partir dessas discussões e de temas os mais diversos o Congresso foi desenvolvido com sucesso para os seus organizadores, a Intercom. Valeu a pena! Sobretudo por constatarmos o respeito que existe pelo jornalismo brasileiro.

DESTACÔMETRO

ANTÔNIO REMÍGIO

O destaque da semana vai para o Coordenador de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Antônio Remígio, uma pessoa que nos passou competência e dinamismo invulgares. Vamos nos encontrando nos eventos da vida.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Muito feliz com a repercussão do Convênio celebrado entre o TCE-AL e ATRICON no sentido de colocarmos a nossa TV Cidadã no universo global dos tribunais de contas de todo o país através do sistema “streaming”.

Os problemas e os “cases” de todo o país estarão sendo permutados entre os tribunais com total transparência para o público, uma vez que, com a internet o acesso a TV Cidadã se fará com tranquilidade.

Os casos de incêndios nas matas amazônicas são tratados com tristeza pelo povo do norte porque sentem na pele que podiam ter feito muito mais para evitar as queimadas, mas que politicamente o gesso impede.

A tuberculose é considerada uma das 10 principais causas de morte no mundo. No Brasil são registradas por ano cerca de 4,5 mil mortes pela doença. Apesar de ter cura, o abandono do tratamento é o principal motivo para a tuberculose ainda continuar fazendo vítimas fatais.

O tratamento é gratuito, ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses. Apesar da melhora dos sintomas já nas primeiras semanas após início, a cura só é garantida ao final do esquema terapêutico.

Seguem abertas as inscrições para a 16ª Mostra Alagoana de Dança. O edital, lançado pela Secult visa promover e estimular a dança em seus diversos estilos. Ao todo, 40 grupos serão selecionados para participar do evento. Inscrições gratuitas até o dia 10 de setembro.

Após interferência do senador Rodrigo Cunha, foi instalada finalmente nesta quarta-feira a comissão especial do projeto de lei que buscará remédios para o superendividamento (PL 3515/2015).

O assunto estava parado há mais de dois anos na Câmara e voltou a andar graças a um pedido do senador alagoano ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.Pelo jeito Rodrigo está sempre de olho aberto.

A indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi bem recebida no Supremo Tribunal e no entanto foge a todas as regras anteriores uma vez que o presidente não seguiu as indicações da lista tríplice.

VER O PESO

Aproveitando horários de folga entre visitas ao TCE-PA e o 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Valtenor e eu (foto) dando uma relaxada no famoso Mercado Ver-o-Peso, uma atração turística e cultural de Belém do Pará.

ABRAÇOS IMPRESSOS

foto tce prá 2

Os abraços impressos vão para os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará que nos receberam, a mim e a Valtenor Leôncio, com muita simpatia e muita disposição para nos inteirar dos movimentos daquela instituição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s