Ouvidor Geral 02-09-2019

                          POR QUE AS PESSOAS DEVEM SER CANDIDATAS?

A primeira questão é se devem. E aí a resposta é tranqüila quando se tratar de poder e dever exercer a cidadania em toda sua plenitude. Então, se o preparo democrático estiver presente naquela pessoa, ela deve sim, aproveitá-lo para colocar o  direito de defesa da sua comunidade num lugar de destaque e que o permita levar suas idéias para a realidade da discussão e da realização. A segunda questão deve-se ao fato de que a democracia permite a alternância no poder e que cabe ao povo usá-la, sobretudo se este poder não estiver sendo bem exercido por quem já está lá. A pessoa que sentir-se preparada para defender o povo, para mostrar a este mesmo povo que tem capacidade para exercer o cargo, deve sim, candidatar-se e brigar por uma eleição saudável e promissora. E aí, as questões sucedem-se. Uma delas é a do exercício do cargo, se for eleito. É preciso brigar com e pela instituição para mudar princípios e ações que já se tornaram comuns e em outros que moralizem o cargo e as funções inerentes a ele em e sob todos os aspectos. A coragem de se fazer confiar será o grande trunfo para uma vitória. Mas, na verdade, a coisificação das eleições foi tão grande nos últimos tempos que o verdadeiro homem de bem – ou mulher, claro – não quer expor seu nome a uma possível lama. E é exatamente aí que o buraco aumenta, os sujos tomam para si a missão de governar e legislar em terreno fértil para que o anti-desenvolvimento se faça presente e para que a democracia dê lugar a uma ditadura de métodos e de princípios. Melhor que o povo se mexa e ouça melhor os possíveis candidatos já de 2020. E por que não?

DESTACÔMETRO

RICARDO SCHNEIDER

O destaque vai para o procurador do Ministério Público de Contas, Ricardo Schneider que, além de gente boa é um senhor profissional de sua área contribuindo muito para uma gestão profícua naquele MPC. Próximo sábado estará no Bartpapo da Band, 9 da manhã.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A TV Cidadã do Tribunal de Contas, canal aberto 35.2, está lavrando um tento com os “streamings” colocados em vários sites e agora negociados para entrar em todo o Brasil nos sites dos TCs do Oiapoque ao Chuí.

O projeto resulta de convênio do TCE-AL com a ATRICON que é a Associação dos Membros de Tribunais de Contas assinado em São Paulo quando estivemos na reunião dos presidentes de Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Com o indispensável apoio do presidente Otávio Lessa, como não poderia deixar de ser, ele e este colunista na qualidade de Diretor de Comunicação, juntos apresentamos o projeto que foi aprovado pela unanimidade dos presidentes o que passa a representar uma nacionalização da TV Cidadã.

Fala-se tanto e afinal o que é o sarampo? O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus (Morbilivirus), que pode ser fatal, principalmente para crianças menores de cinco anos e pessoas desnutridas e imuno deprimidas.

A vacina (tríplice viral, tetra viral e dupla viral) é a única medida preventiva eficaz contra o sarampo. Os três tipos de vacinas previnem, entre ouras doenças, o sarampo e todas são ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O II Torneio de Xadrez da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos será realizado nesta quarta-feira, 4/09. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secult, em parceria com a Federação de Xadrez de Alagoas.

E continua a discussão sobre as queimadas na floresta amazônica e o bate-boca sem motivo entre os presidentes do Brasil e da França. Um duelo quase que sem tréguas e que não leva a nada. Só a desgastes para os dois países.

Esta semana inteira estarei em Belém do Pará para um Congresso Nacional de Comunicação e, sem dúvida, no foco dos acontecimentos e das discussões sobre a questão dos incêndios e desmatamentos. De lá mando notícias e comentários.

E a propósito, vai me acompanhando nesta viagem o meu diretor-Adjunto Valtenor Leôncio, um excepcional profissional e um ser humano de categoria o que representa ser um braço direito em nossa administração no TCE-AL.

PAULO BEZERRA

Paulo Bezerra (foto), o homem da Vigilância Sanitária, agora está fazendo preleções sobre determinados alimentos, como o leite, por exemplo. Mostrando as virtudes e os problemas caso não seja devidamente manuseado e consumido.

ABRAÇOS IMPRESSOS

CAMILA NASCIMENTO

Os abraços vão para a Camila Nascimento, analista de políticas públicas do SEBRAE e que sabe tudo sobre o MEI que este mês completa 10 anos de existência. Dará no Bartpapo uma aula completa de MEI. Próximo sábado, 9 horas, na BAND.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s