Ouvidor Geral 12-11-2018

                                   A GRANDE EMPRESA BRASIL S/A

No dia em que os brasileiros, condutores ou não do processo convencerem-se de que o país precisa ser administrado como uma grande empresa não tenho dúvida de que os sistemas mudam, que as pessoas mudam e que o Brasil começará a entrar em outra fase de responsabilidade funcional e processual. E quando o digo afirmo que teremos que fazer uma verdadeira revolução de métodos e sistemas começando pela desburocratização, um dos grandes cancros na administração publica. Não que ela não seja necessária, mas exageradamente deve ser expurgada. Não se concebe que um processo pequeno de licitação deva passar por tantas fases e contra fases que, no final das contas percorra um assustador tempo de mais de seis meses para ser finalizado. Não se concebe um fluxograma inter poderes e inter estados, municípios e união tão impossível que chega às raias do ridículo. No entanto, se a gestão pública começasse a ser tratada com as regras da empresa organizada com todos os controles possíveis e imagináveis, mas com a velocidade que valoriza o lucro não tenho dúvidas de que estaríamos vendo o nascer de um novo Brasil. Talvez a grande moralização e um dos combates à corrupção passe pela simplificação, já que o complicado sempre foi sócio do errado, da jogada e do famoso jeitinho brasileiro. Pensemos e levantemos a bandeira de um novo país: Brasil S/A.

 DESTACÔMETRO

MLTON HÊNIO

O destaque vai para o fantástico médico pediatra Milton Hênio que no curso de sua profissão atendeu a cerca de 260 mil  crianças, todas com a mesma emoção que sempre faz parte do seu ofício sublime.

 PÍLULAS DO OUVIDOR

Expectativa nesses dois últimos meses do ano para saber se o governador Renan Filho vai fazer muitas mudanças no seu secretariado ou não. Pelo que se diz as mudanças serão apenas as de necessidade de acomodação política.

A Operação Lava Jato parece que combinou tudo com a saída do Juiz Sérgio Moro. Já deflagrou várias sub-operações incluindo a que prendeu 14 deputados estaduais do Rio de Janeiro e o  ex-vice-governador de Minas Gerais. Ops!

Na Paraíba, o vereador de João Pessoa, Dinho Dowsley, deu uma lúcida entrevista enquanto relator da Lei de Orçamento Anual demonstrando que as emendas dos vereadores só serão executadas se vierem acompanhadas de projeto executivo.

Quando isso não é feito e aqui também ocorre o mesmo, as emendas não são pagas e às vezes passa despercebida aos vereadores a absoluta necessidade do projeto, do planejamento. Caso contrário, babau tanto trabalho para tê-las.

Temporada de prêmios já começou. O primeiro e já tradicional é da ADEMI e já aconteceu. O próximo, dia 21 de novembro no Hotel Jatiúca será o do SINCOR que leva o nome de meu saudoso amigo, Alberto Marinho.

A Algás e o gás natural foram os grandes ganhadores do prêmio Master ADEMI deste ano já que teve 70% de seus vencedores empreendimentos imobiliários contando com as vantagens do gás natural.

Com a  ARSAL aconteceu em Delmiro Gouveia uma Oficina de Geofonamento.  Ofertado pela Casal, o treinamento ensinou aos técnicos da área a manusearem o geofone, equipamento de detecção de vazamentos de água e ligações clandestinas.

A mestra Patrimônio Vivo de Alagoas e chef  Mãe Neide Oyá D’Oxum, apresenta a Oficina Gastronômica Sabores e Saberes da Terra de Zumbi, de 12 a 16 de novembro. O evento será realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares

A terceira etapa da pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, realizada pelo Ministério da Saúde, indica que 62% dos pais ou cuidadores entrevistados participaram das consultas de pré-natal com suas parceiras em Alagoas.

CACÁ E ELIAS

Um grande evento promovido pelo Conselho Estadual de Segurança discutiu o que já se chama de SUSP- Serviço Unificado de Segurança Pública. À frente, Antônio Carlos Gouveia (Cacá) e Cel. Elias Oliveira (foto), ambos “experts” em segurança.

ABRAÇOS IMPRESSOS

NOVEMBRO AZUL 2

Os abraços vão para os amigos acima que fotografaram para a belíssima campanha da Rede Feminina de Combate ao Câncer, à frente Maria Helena Lessa que está abordando o câncer de próstata durante todo esse mês de novembro azul. Apareci também contribuindo para a importância do assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s